Pensamentos, idéias e as experiências de um jogador (não só) de RPG.

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Porque hoje é sexta

E sexta é dia da gente rir, ver amigos, beber cerveja, ouvir música, e relaxar depois de uma semana corrida e complicada.



Descobri esta banda por acaso, graças aos blogs e You Tube. Faço minha parte para divulgar um pouco mais! :-)

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Drops - fique ligado! (parte 2)

Dolmen na Ludus

Dolmen na Ludus, um evento RPGístico no próximo dia 7 de outubro, um domingo, na Ludus Luderia.

O evento começa cedo, às 11:00 da manhã e vai até as 17:00, quando a casa abre para os seus jogos regulares de tabuleiro.

O Dolmen na Ludus é um evento de RPG nos moldes da RPGA (a Associação de RPGistas) e já servirá também de aquecimento para o game day internacional em novembro.

Teremos mesas para todos os gostos, de principiantes a avançados, ambientadas em alguns dos mundos mais famosos do universo D&D: Eberron (X'endrik Expeditions), Forgotten Realms, Greyhawk, Dragonlance, Darksun e StarWars.

A Ludus Luderia, é um misto de bar, café e casa de jogos, aberta recentemente pelos amigos Tola, Conrado e Lucy, que alguns de vocês tenho certeza já conhecem. É um local bastante aconchegante e de ambiente familiar. Vale a pena conferir até quem não joga RPG ou tabuleiro.

Além da própria casa que sediará o evento, temos o apoio do grupo RPGArautos e da Moonshadows que, além de vizinha da Ludus, é também um dos melhores redutos do RPG paulistano.

O endereço da Ludus é fácil de achar: Rua Treze de Maio, 972.
Subindo a Treze de Maio, bem ao lado do viaduto que cruza a Brigadeiro Luiz Antônio, uns 30 metros antes da pizzaria Speranza, , você já pode pensar em estacionar nas vagas a 45 graus existentes ali. Facílimo.

Para quem, quiser saber mais sobre o local, acesse o site da Ludus ou escreva para
dolmen.partners@gmail.com

Marcadores: , , ,

Drops - fique ligado!

Dia Mundial de D&D 2007

Dia 3 de Novembro acontece a celebração anual de D&D!

O Dia Mundial de D&D contou com cerca de 10 lojas ano passado e neste anoserão aproximadamente 40 eventos em todo o Brasil e mais de 1500 pessoas em todos os eventos.

Neste ano, a Wizards of the Coast, com o apoio da Devir Livraria, vai levá-los a uma viajem de aventuras em Icewind Dale, a terra natal de um dos mais conhecidos personagens de D&D, Drizzt!

Nesse evento, os jogadores participarão de mesas de RPG onde ganharão miniaturas promocionais entre outras coisas. Ainda não temos a composição exata do kit, então será uma surpresa para todos.

Em alguns locais, o evento acontecerá com torneios de miniaturas, onde brindes também serão distribuídos por participação e colocação no torneio.

E tudo isso totalmente grátis para todas as lojas e participantes, que podem ser encontrados clicando aqui.

Marcadores: , , ,

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Dragonlance na telona

A notícia não é nova, mas site é. Está no ar o site oficial do filme animado de Dragonlance.

Passei os olhos rapidamente e parece-me ter bastante coisa para o fã já ir se preparando para o filme. Veja aqui também um sneak peak:



Agora é esperar e torcer pra coisa sair bem legal.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Mestres do Anime no CCBB

Para quem mora em São Paulo e Brasilia e curte anime uma boa dica. Uma mostra entitulada Mestres do Anime, será realizada no Centro Cultural Banco do Brasil, em parceria com a Fundação Japão, em São Paulo e em Brasília.

Serão exibidas obras dos diretores mais consagrados da animação japonesa, como Osamu Tezuka (do clássico infanto-juvenil A Princesa e o Cavaleiro), Hayao Miyazaki (A Viagem de Chihiro, vencedor do Oscar de melhor longa metragem de animação, em 2003) e Satoshi Kon (Atriz Milenar).

Haverá ainda a realização de dois debates: um deles será ministrado pela estudiosa Sonia Luyten (tema: O Anime no Mundo) e o segundo pelo jornalista Marcelo Del Greco, em conjunto com o tradutor Arnaldo Oka (tema: Tradução e Adaptação de Anime e Mangá).

A curadoria da mostra é assinada pela Editora JBC.

Mestres do Anime exibirá os seguintes títulos, a partir de 10 de outubro: A Princesa e o Cavaleiro (1967, Osamu Tezuka), Adeus Patrulha Estelar (1978, Toshio Masuda e Leiji Matsumoto), Nausicaä do Vale dos Ventos (1985, Hayao Miyazaki), Meu Vizinho Totoro (1988, Hayao Miyazaki), Túmulo dos Vagalumes (1988, Isao Takahata), O Vento Chamado Amnésia (1993, Kazuo Yamazaki), Princesa Mononoke (1997, Hayao Miyazaki), Atriz Milenar (2001, Satoshi Kon), Vozes de uma Estrela Distante (2003, Makoto Shinkai), Ghost em the Shell – Innocence (2004, Mamoru Oshii) e O Lugar Prometido em Nossa Juventude (2004, Makoto Shinkai).

O Centro Cultural Banco do Brasil fica na Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo. Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652

www.bb.com.br/cultura

Cinema: 70 lugares

Entrada gratuita, com retirada de senha meia hora antes do evento.

Mestres do Anime estará em cartaz de 10 a 21 de outubro – quarta a domingo

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Notícias que viram jogo

Não é de hoje que anuncio isso. Basta abrir os jornais, ou portais de notícias para que a gente possa se divertir montando aventuras.

Hoje no UOL: Centenas ficam doentes no Peru após queda de meteorito (veja link aqui)

O... digamos, interessante, é imaginar o que realmente pode ter ocorrido. Será que temos uma pequena e tímida invasão de algum ser vivo (ou quase) do espaço?

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Uma noite na taverna

Uma das coisas que a gente aprende quando joga RPG é descrever uma taverna, um pub ou um bar. Mesmo que a gente nunca tenha entrado em um deles, a pesquisa e os livros nos ajudam e muito a criar uma imagem quase real de um lugar como este.

Mas ao mesmo tempo começamos a ver uma certa conformidade nas descrições, uma padronização que acaba deixando a taverna com uma cara mais caricata do que real. Isso afeta bastante o jogo.

Imagine a mesma taverna descrita da mesma maneira, uma, duas, três vezes e os jogadores já cientes de todas as deixas, intencionais ou não do mestre? Eu mesmo já me peguei nesta situação e percebi como é fácil Cair nesta armadilha.

Há um tempo atrás eu escrevi um pequeno texto sobre uma taverna, hoje quando reli o mesmo para inseri-lo aqui no blog vi quantos erros eu achei e como poderia reavaliar o texto, mexendo em algumas coisas mas mantendo o sabor de uma boa cena de RPG.

Voltando então ao tema deste post: Taverna, pub, inn, estalagem. Todos estes lugares tem a mesma origem. Todos eles derivam de um mesmo ponto em comum. Nas pequenas cidades existiam os cervejeiros, homens de família que produziam cerveja para a cidade. De enquanto o homem labutava, a sua mulher era autorizada a vender a sua cerveja, muitas vezes num aposento da casa ou da cervejaria.

Assim nascia o conceito de taverna. Eram então as mulheres dos cervejeiros que gerenciavam uma taverna, provendo aos locais um espaço para saborear a bebida feita por sua família. E as tavernas precisavam de autorização para funcionar, e com o passar do tempo as tavernas foram chamadas de public houses, ou pub para abreviar.

Mas alguns desses locais, por serem maiores, podiam também hospedar alguns viajantes, cedendo um espaço ou um quarto para que se pudesse dormir ou pernoitar antes de seguir viagem.

Essas tavernas também eram entrepostos de viajantes, armazém de secos e molhados, cervejarias, etc.

Sempre vemos a taverna das mesas de jogo como sendo um lugar onde temos o ponto de encontro para se conseguir emprego, comer, beber, dormir e arrumar briga. Sempre um lugar controlado por um homem mal-humorado, sujo e com marginais. Por outro lado eh possível também ver tavernas como os nossos hotéis de viagem com tudo muito limpo, organizado e sem nada faltar.

Onde fica o desafio então? Simples. Já tentou descrever e usar um cenário mais palpável e real sem perder o “tesão” do mundo de fantasia?

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Dados bacanas...

Encontrei uma empresa que faz alguns dados beeeem transados. Já encomendei alguns sets e o que mais aguardo é esse:






















É de Cthulhu, é fluorescente... é divertido. Como tem que ser um jogo de RPG. Lembro-me da época em que o pessoal começou a descobrir estes dados diferentes, alguns trazidos pela Devir através de um importador muito engraçado, chamado Zocchi.

Um dos dados que foi enviado na época e causou um frisson foi um dado de 7 faces e que foi testado à exaustão pelo Tadeu, na época funcionário-gringo da Devir. O teste, digno de um inMetro, era composto or diversos modos de se jogar o dado e analisando o resultado, um a um, além de arremessos contra paredes, chão e objetos de diferentes formatos e densidades... Bons tempos, e divertidos também.


Vocês querem também? Basta clicar aqui e ver a quantidade de dados bacanas que estes caras produzem.

Marcadores: , , ,

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Pensando no futuro

Estive outro dia relendo e assistindo novamente o filme Blade Runner. Coincidentemente apareceu uma nota na imprensa dizendo que haveria um relançamento do filme agora editado em sua versão final pelo diretor Ridley Scott.

Não sou apenas eu que considera este filme um marco na ficção cientifica e no cinema, o livro, apesar de diferente em seu ritmo, cenário e história, também me atraiu muito e é um dos pilares das minhas ambientações futuristas.

Ao mesmo tempo comecei a rever outros filmes e livros voltados para este futuro sombrio, busquei então beber um pouco na fonte cyberpunk, afinal nós estamos praticamente entrando nesta era.

Aproveitei então e tentei assistir um filme que passava na TV (Johnny Mnemonic) e ler o módulo básico de Cyberpunk 2020. Não consegui em alguns momentos segurar o riso, não de escárnio mas de ver até aonde nossa inocência pode ir e até aonde nossos palpites conseguem chegar tão perto ou tão longe da realidade.

Discuti com algumas pessoas as loucuras e as sandices de livros e filmes, comparando com nossa realidade e imaginando como poderia ser um cenário mais palpável e mais divertido de se jogar, sem perder a magia do futuro sombrio e sem as coisas non-sense que vemos por aí.

O que mais discutimos foi uma coisa que vimos no filme Johnny Mnemonic... nele o protagonista implanta informações no cérebro para transportar para seus clientes. Coisa que hoje um simples pendrive de 4Gigas poderia fazer, não?

Depois de algumas piadas foi levantada a questão: E se estas informações fossem ultra secretas a ponto de que fossem usados equipamentos para rastrear quaisquer mecanismos de transporte? Como então transportar tais dados?

Opções não faltaram, desde transmissões a distância, via satélite, formas remotas de se guardar os dados e depois recupera-los. Até que alguém mencionou bio-chips e qual não foi minha surpresa de encontrar esse assunto no wikipedia e outros sites cordialmente apresentados pelo novo Oráculo de Delfos, o Google.

Isso calou minha boca por um tempo. Então poderia ser factível ter em seu corpo, informações gravadas para depois transporta-la em segurança?

Comecei a misturar algumas idéias, elaborando um mundo onde existisse esse vazio em nossa existência apresentado por Phillip K. Dick aliado a fantasia de um mundo cyberpunk.

Sem peças cromadas, sem monowired katana, mas uma tecnologia que não é confiável, as vezes obsoleta, e que não é compreendida em sua totalidade por grande parte da sociedade que anda marginalizada em quase todos os aspectos.

Um mundo beirando um colapso onde jogadores incorporam personagens que estão vivendo no limite, dia a dia, sem glamour, o futuro da humanidade.

Estarei apresentando aqui aos poucos este cenário e espero que gostem e usem em seu sistema favorito de jogo.

Marcadores: , , ,

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Mais um na multidao

Antes de mais nada peco desculpas pela falta de acento. Estou usando um note e ainda nao me encontrei com ele rs....

O post de hoje eh mais um desabafo. Ontem saindo do trabalho sofri um sequestro relampago. Fiquei 3 horas e pouco nas maos de dois marginais que queriam uma boa grana pro feriado.

Fiquei passeando com eles pela marginal, escutando ameacas, pensando somente no meu filho, e esperando que eles pegassem logho o dinheiro e dessem o fora.

Nestas horas a gente percebe quanto vale pouco a vida pra estes caras, e quanto o dinheiro nao vale nada pra gente. Queria que eles sacassem tudo e desaparecessem da minha frente.

Tres horas depois, me deixaram no carro numa quebrada qualquer e foram embora.

Sensacao de ter nascido de novo. Fui pra casa, passei a noite sem dormir e hoje, ao sair de carro, um medo que nunca tive. Nao de ser sequestrado novamente, mas a sensacao de relembrar tudo o que aconteceu, como se o filme tivesse travado numa unica cena.

Espero que isso passe logo.

Eh horrivel desejar o mal a alguem mas confesso que ontem eu desejei e me senti mal com isso.

Agora eh tocar o caminho olhando pra frente.

 
eXTReMe Tracker